Pedras e Cristais

Pirita – Significado, benefícios e como usar a Pedra

Você conhece a Pirita? Essa é a pedra mais conhecida como “ouro dos tolos”, justamente por ter uma aparência muito similar ao metal precioso. Saiba que a Pirita é uma pedra muito conhecida e admirada no mundo todo por sua beleza e seu brilho metálico que lembra o ouro.

Mas essa pedra se diferencia em diversos aspectos, como em suas propriedades, características, benefícios e muito mais. Acompanhe a seguir tudo que você precisa saber sobre a Pirita e desfrute dos benefícios dessa pedra.

Significado da pedra Pirita

Primeiro vamos conhecer o significado da pedra Pirita. O seu nome vem do grego “pyr”, que significa fogo. Isso porque a Pirita produz faíscas quando é golpeada usando outro metal. Os gregos observaram essa característica, o que deu origem ao nome da pedra.

Por sua vez, a pedra também é chamada “Pedra do Sol”, já que sua superfície é capaz de refletir a luz solar com intensidade. Dessa forma, a Pirita simboliza a prosperidade, a riqueza, o sucesso e a abundância.

Outra curiosidade sobre a Pirita é que ela está relacionada ao elemento fogo, que é o símbolo da força, da energia, da paixão e da coragem. Portanto, essa é uma pedra que representa a energia, a força e a coragem, sendo uma ótima aliada para quem precisa desses valores.

Benefícios da Pirita

Agora vamos conhecer os benefícios oferecidos pela Pirita em diversas áreas da vida. Essa é uma pedra muito especial para quem busca benefícios na saúde, no trabalho, no amor e na vida em geral. Veja a seguir os principais benefícios oferecidos pela Pirita;

  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Combate infecções;
  • Regula o metabolismo;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Favorece a saúde óssea, dos pulmões, estômago e fígado;
  • Aumenta o poder de sedução, carisma e magnetismo pessoal;
  • Desperta o desejo, o romance e a paixão;
  • Favorece a harmonia, o compromisso e a lealdade nos relacionamentos;
  • Promove o otimismo, o entusiasmo e a alegria pela vida;
  • Ajuda a superar medos, depressões e ansiedades;
  • Atrai a abundância, a prosperidade e a sorte em todos os aspectos.
Veja Também:  Pedra Selenita - Significado, benefícios e como usar a Pedra

Características da pedra

As características da pedra Pirita são muito peculiares. Essa é uma pedra que tem cor amarelo-dourado com reflexos metálicos, bem parecido com os aspectos do ouro. No entanto, ela apresenta uma estrutura cristalina cúbica ou octaédrica, dependendo da pedra selecionada.

A Pirita é considerada uma pedra de ocorrência comum na natureza, o que significa que ela não é rara e preciosa como o ouro. Ela é formada por sulfeto de ferro e apresenta uma dureza de 6 na escala de Mohs.

Outra curiosidade sobre a Pirita é que ela pode ser encontrada em diversos países do mundo, dentre eles estão o Brasil, Peru, Espanha, África do Sul, Estados Unidos e Rússia.

Pirita e os signos

Algo bem interessante sobre as pedras é que elas possuem uma conexão especial com o Zodíaco. No caso da Pirita, essa pedra benefícia a praticamente todos os signos do Zodíaco. Ela oferece energia, confiança e prosperidade aos signos, mas se conecta especialmente com alguns signos. Eles são:

Áries aumenta a iniciativa, a coragem e a liderança dos arianos, além de ajudá-los a ter mais determinação, foco e persistência para realizar seus projetos. A pedra também protege os arianos contra agressividade, imprudência e impulsividade.

Leão – potencializa o brilho, a criatividade e o carisma dos leolinos, além de ajudá-los a ter mais generosidade, autoconfiança e entusiasmo para expressar seus talentos. A pedra também protege os leoninos contra o orgulho, a vaidade e a arrogância.

Veja Também:  Jaspe Vermelho - Significado, benefícios e como usar a Pedra

Sagitário – amplia a sabedoria, a liberdade e a aventura dos sagitarianos, além de ajudá-los a serem mais expansivos, alegres e otimistas ao explorar novas possibilidades. A pedra também protege os sagitarianos contra o fanatismo, o exagero e a irresponsabilidade.

Touro – favorece a estabilidade, o conforto e a segurança dos taurinos, além de ajudá-los a serem mais práticos, pacientes e perseverantes ao construir seus objetivos. A pedra também protege os taurinos contra o materialismo, a teimosia e a possessividade.

Virgem – estimula a organização, a inteligência e o serviços dos virginianos, além de ajudá-los a serem mais críticos, analíticos e eficientes na busca pelos melhores resultados. A pedra também protege os virginianos contra a ansiedade, o perfeccionismo e a culpa.

Capricórnio – impulsiona a ambição, o sucesso e a responsabilidade dos capricornianos, além de ajudá-los a serem mais estratégicos, disciplinados e persistentes. A pedra também protege os capricornianos contra a amargura, a rigidez e o pessimismo.

Perceba que os signos que mais se conectam com a Pirita são justamente aqueles que fazem parte do elemento Terra e Fogo, chamados de signos mais racionais, enérgicos e determinados.

Como usar a pedra Pirita?

Agora que você já conhece todos os benefícios e as características da Pirita, chegou o momento de você aprender a usar essa pedra no seu dia a dia. Saiba que para usar a Pirita, assim como qualquer outra pedra, você precisa limpar e energizá-la.

Para a limpeza, lembre-se de não utilizar água, já que o contato com a umidade faz a pedra enferrujar e perder a sua cor tão espetacular. Nesse caso, você deve usar um pano seco e macio ou apenas soprar suavemente sobre a sua pedra. Outras formas de limpeza para a Pirita incluem o uso de incenso de alecrim e de sálvia.

Veja Também:  Bastão de Selenita - Significado, benefícios e como usar a Pedra

Depois da limpeza, você deve energizar a pedra colocando-a sob a luz do Sol ou da Lua. Deixe a pedra em contato com os raios solares por algumas horas ou com os raios lunares durante a noite inteira. Se preferir, use uma drusa de Quartzo Branco ou mesmo Geodo de Ametista para energizar a sua Pirita.

Já as formas de uso, você pode carregá-la sempre com você, usando-a como um amuleto ou mesmo uma joia. Você também pode usar essa pedra durante a meditação ou para harmonizar um ambiente, ao colocá-la em um altar de pedras, por exemplo.

Mas na primeira vez que você for usar a sua pedra, lembre-se de programá-la com a sua intenção e seu desejo. A Pirita tem a propriedade de armazenar aquilo que mais desejamos e pode ser usada como uma forma de manter a sua fé e esperança em alcançar o seu objetivo.

Continue aprendendo sobre cristais, pedras e outros assuntos místicos aqui no blog através dos nossos conteúdos.

Leia também

Botão Voltar ao topo